Como criar uma rotina de estudos?

estudos1
Se estou desaparecida por aqui é por um motivo: estudos. Na semana passada minha roupa mais usada foi o uniforme, sorte que o bordô tá na moda (é a cor do meu uniforme). Não sou a pessoa mais indicada pra falar de estudos, porque geralmente eu só faço deveres e vou direto na prova. No começo dava certo mas, agora, vi que as coisas não são fáceis assim. Quando se está no ensino médio a palavra “vestibular” pesa muito e é sempre bom separar o que estudar antes das provas (bem antes) para não acumular os conteúdos e ficar MALUCA(O) na hora da prova.fff81f540428c71aeb882785c7c343d4

DICA #1 VÁ PARA UM AMBIENTE CALMO
Se você não consegue estudar em casa (assim como eu), vá para alguma biblioteca ou para a monitoria da sua escola. Ambientes calmos, claros e que não permitem a utilização de celular sempre ajudam na concentração do aluno.

DICA #2 NÃO ACUMULE TAREFAS!
É primordial que você não acumule tarefas! Além de ganhar décimos com o professor (importantíssimo!), ainda ajuda na fixação da matéria. Aprenda que praticar é a melhor forma de memorizar um conteúdo pro resto da sua vida.

DICA #3 NÃO ODEIE AS MATÉRIAS…
…E se algum dia você se pergunto “se eu não vou precisar disso, pra quê aprender?” eu te respondo: V-E-S-T-I-B-U-L-A-R. Faz um esforço vai! É o seu futuro. E se o seu professor for um poooooooooooorre, aprenda a amá-lo. NÃO DURMA DURANTE AS AULAS!

agenda

DICA #4 FAÇA UM PLANO DE ESTUDOS
Alterne as matérias de exatas (biologia, física, química e matemática) com as de humanas pra não se cansar. Optou por estudar 2 em cada dia depois de fazer os deveres? Escolha uma de cada. Tem dificuldade em uma matéria só? Estude-a sempre e procure se aperfeiçoar para que a insegurança acabe.

tumblr_mn41h82GMI1qmc07eo1_1280

DICA #5 TENHA UMA GARRAFINHA DE ÁGUA
Está comprovado que a água faz o seu cérebro oxigenar melhor então, seja durante a prova ou durante os estudos, deixe-a por perto. Se você gosta de estudar em casa esqueça que a cozinha existe! Foco!

DICA #6 SE ORGANIZE
Compre uma agenda e use-a. É importantíssimo que você anote tudo o que tem que fazer em cada dia da semana.

dormir

DICA #7 SOBRE PREGUIÇA E DORMIR
Com tanta coisa pra checar (facebook, twitter, pinterest, wordpress…) é quase impossível dormir cedo. Mas eu aposto que, do jeito que você vai estar morto depois de seguir as dicas, vai chegar em casa e ir direto pra cama. Dormir a tarde é válido por UMA HORA ou menos. Mais do que isso e você não conseguirá levantar da cama tão cedo. Se for preciso, tome uma ducha gelada!

DICA #8 UTILIZE A INTERNET
Vídeos, fotos, músicas… Sobre a matéria, é claro. A internet tá aí, é só usá-la a seu favor. Se você está no último ano e agora PRECISA escolher o curso, dê uma pesquisada nele. O UniCeub traz a grade curricular de alguns cursos e é uma curiosidade que vale a pena analisar; o google play tem aplicativos que te ajudam a estudar, enfim… Sem desculpas!

DICA #9 VEJA OS NOTICIÁRIOS
Atualidades costumam cair muito em geografia e redações.

tumblr_mn15v2SJvh1qa46zqo1_1280

DICA #10 DESCANSAR E SE ALIMENTAR BEM
Fez resumo, estudou bastante, se organizou, fez as tarefas… Tudo direitinho? Eba! Separe o domingo para descansar e não esqueça que uma alimentação regrada ajuda o organismos a trabalhar bem (o cérebro principalmente).

Aí você me pergunta “você faz tudo isso?” e eu te respondo que estou tentando, principalmente porque vi que esse ano, se eu não estudar, estou lascada.
Esse pinterest é bem legal pra galerinha que vai fazer o ENEM desse ano.

Comentem, galerinha! Eu vejo que vocês acessam o blog mas todo mundo precisa de estímulos para continuar um projeto. Sem estímulos, não há coragem que vá pra frente. Por favor!
Se gostaram desse tipo de post, é só avisar que eu continuo falando sobre estudos (((:

15 comentários sobre “Como criar uma rotina de estudos?

  1. Pingback: Colocando a rotina de estudos em prática! | Um Escândalo!

  2. Parabéns… Ótimo, só tem um problema só tenho o período da noite pra estudar, e meus amigos, colegas, facebook? Vou troca-los
    Ps: Eu ensino reforço por isso só o período da noite
    ://
    Me acpnselhe u.u

Deixe uma resposta

